segunda-feira, 7 de abril de 2008

COMO NÃO É E COMO É UM TRABALHO BEM FEITO

MAIL RECEVIDO PELO PROFESSOR SOBRE VISITA A MADRID:
Desde o Mail de Daniella



"Madrid é uma cidade que impressiona seus visitantes. Com avenidas largas e limpas, prédios clássicos e elegantes, gente bonita e bem vestida em todo lugar e reluzentes carros de luxo circulando pelas ruas, esta cidade parece um tipo de Primo Rico da comunidade latina mundial, como se fosse aquele membro da família que conseguiu vencer na vida! Dinâmica e moderna, percorrer as ruas desta cidade é descobrir em cada recanto, atrativos e prazeres diferentes. Esta vista aérea mostra o monumento chamado de Puerta de Alcalá, situado no centro da Calle Alcalá, que atravessa a cidade no sentido leste-oeste e mais adiante tranforma-se na Gran Via. Estas duas avenidas formam o coração da cidade, e uma das melhores formas de começar a conhecer a capital da espanha é começar seu passeio justamente por aqui.





La Puerta de Alcalá, viendo pasar el tiempo.

Madri é uma cidade com generosas áreas verdes. O principal parque da cidade é o Parque del Retiro, bem no centro, formado por 120 hectares de belos jardins, gramados, árvores centenárias, barquinhos para alugar e, durante o verão, shows de marionetes e apresentações teatrais e de música. Merecem ainda destaque no parque o mausoléu de Alfonso XII , o Jardim de Rosas, Palacio de Cristal, Palacio de Velasquez e Casa de Vacas. Quem gosta de parques também não pode perder o teleférico do Parque del Oeste, que funciona todos os domingos e feriados. O parque está situado no bairro de Argüelles


A Plaza de Toros de Las Ventas, na foto ao lado, é um dos pontos mais importantes da cidade. Durante a temporada de espetáculos, que acontece de maio a setembro, sempre aos domingos, as Corridas de Toros de Madri são realizadas neste local. Cada corrida geralmente consiste de seis touradas independentes, onde o astro principal não é o touro, e sim o toureiro ou matador, como são conhecidos. Um bom toureiro passa a ser considerado quase como um ídolo nacional, e muitos são lembrados como heróis. No decorrer de cada tourada o animal é provocado, espetado e quando já está exausto termina sempre da mesma forma: Morto com uma espada enterrada nas costas. Apesar da sanguinolência, a tourada é considerada por aqui não apenas um esporte, mas também uma arte e uma tradição milenar, e por isto é tratada com todas as honras.

A Corrida de Toros é cada vez mais assunto polêmico na Espanha, combatida por entidades defensoras dos direitos dos animais, e defendida pelos tradicionalistas, que nelas vêem um evento cultural e artístico centenário. De qualquer forma, não é um espetáculo recomendável para quem não agüenta ver animais sofrendo, ou que não está acostumado com este tipo de arte, já que termina sempre com muito sangue derramado na areia da plaza. Quem não tiver estômago para tanta sanguinolência pode aproveitar a visita a este belo prédio em estilo Mourisco para visitar, nos fundos, o Museo Taurino, onde é contada a história das touradas e relembrados alguns dos nomes mais famosos que por aqui passaram.
Recentemente, Barcelona aprovou uma revolucionária e controvertida lei que proíbe as Corridas de Toros naquela cidade, mas mesmo assim os defensores das touradas prometem contra atacar e não deixar ir em frente o que consideram um crime contra as mais puras tradições espanholas. Seguramente, este é um assunto que ainda vai causar muita controvérsia e dar muito o que falar entre os espanhóis... Neste meio tempo, brasileiros que forem assistir às touradas certamente vão continuar, como sempre, a vaiar o toureiro e torcer pelo touro... :-)

As novas geraóes de espanhois da Era Cibernética pouco se interessam já pelas corridas, apesar de que são uma tradição européia antiquíssima (Na Ilha de Creta, no Mediterráneo da idade do Bronze, as Sacerdotisas da Era Matriarcal pre-ariana eram instruídas na Tauromaquia para apreender a dominar com graça, inteligência, habilidade e valor a força bruta do varão. Com a chegada dos Arianos ou Arios patriarcais, os mais bravos e destros deles se converteram nos protagonistas da Festa Sagrada, para demostrar que o que antes só fazían as mulheres da Casta mais alta, podíam fazer eles melhor e com maior perigo). Porém, continuará havendo corridas de touros entanto que os ingénuos turistas continuem pagando por ver se o pobrezinho touro consegue atravessar ao malvado torero, coisa que, desgraçadamente, aconteze ás vezes. Só há uma maneira de acabar com as corridas, igual que com qualquer objeto de consumo: deixar de pagar por assistir a elas.


As festas mais populares da cidade são a Dos de Mayo, San Isidro (padroeiro de Madri), e La Paloma, quando o centro antigo fica cheio de festas. Nesta época há muitas "corridas de toros" na Plaza de Las Ventas.

Ir a Madri e não assistir a um show de música Flamenca, é como vir ao Brasil durante o Carvanal e não assistir ao desfile das escolas de samba: Imperdoável. O Flamenco é um estilo musical com raízes na região espanhola da Andaluzia, bem como nas tradições ciganas. Consiste basicamente na apresentação de dançarinos, trajando roupas típicas, acompanhados por guitarras acústicas, e ritmo marcado pelas castanholas e palmas. Muito mais do que simplesmente música e dança, nos passos do Flamenco está presente a própria cultura de um povo.




Jardíns do Palácio Real de Madrid.


adoramos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"


Daniella,Jaynne,Kárita

(Duas pessoas podem formar uma equipe de pesquisa, e passar muito bem pesquisando juntas frente a um computador conjunto. Não se aceitan trabalhos assinados por mais de duas pessoas.)

CRÍTICA: Isto é um bom trabalho inicial de pesquisa, mais pobre se só fica aquí. Encontrou-se uma página adequada, copiou-se, colou-se e mandou-se para o professor. O artigo fala de um par de fotos que não foram enviadas. TUDO COMPLETAMENTE AUTOMÁTICO E SEM A MINOR CRIATIVIDADE PESSOAL. Faltou que? FALTO personalizar a informação recolhida, situá-la em primeira pessoa, como quem conta o resumo do passeio, colocar um pouco de imaginação. Mostraremos a continuaçao outro Trabalho sobre Toledo que é um exemplo de exercício bem feito. Para um trabalho como este bastava com colocar o endereço da página que se copiou e uma messagem dicindo "Adoramos essa página sobre Madrid, clique aquí para entrar nela!!"




VEJAMOS AGORA COMO É UM TRABALHO BEM FEITO, feito a semana anterior, pelas mesmas pessoas. A direrença deste, ve-se nele a personalização e a criatividade, e não a simples copia de algo que escribiu outra pessoa. Quem ler, até pode acreditar que as autoras estiveram passando uma tarde em Toledo. Parabéms, e tomara que todo o mundo percevera a importância de fazer bem este trabalho. De nada serve que eu lhes esteja ensinando as regras da correta conversa ou redação em Espanhol se vocés não aprendem a conversar e redatar antes em Portugués no nivel mínimo para que se lhes possa considerar gente culta, elevar o nivel cultural de esta população é o objetivo fundamental destes cursos. Abraço do seu Instrutor, Manuel.




Passamos essa Terça-Feira em Toledo,que já foi capital da Espanha antes de Madrid.O centro da cidade é muito pequeno e dá a impressão de estar andando em uma cidade Medieval,se não fossem, é claro, os MCDONALD'Se lojas de moda espalhados por lá.Mas de resto estavalá Tavernas,lojas de espadas e armaduras e ruazinhas ondesó se passa um carro e um pedestre quase atropelado.
Alias por falar em espadas quase compramos uma, por €18,00,
porem só em pensarmos na confusão na alfandega e para trazer a tal desistimos. :-)



Paissagem de Toledo pintada de forma estilizada por El Greco, resaltando os principais monumentos da cidade imperial no seu tempo.

Monumental fonte da Cibeles, no centro de Madrid, dedicada á Deusa Romá da Agricultura.



AGORA MADRID: Ontem fomos ao Museu Centro de Artes Rainha Sofia, que tem as obras modernas e conta em seu acervo com obras de Picasso, incluindo a famosa Guernica, e de Miró. Mas ainda tinha uma exposição temporária bem legal, de um pintor chamado Nedko Solakov, aonde os quadros eram apenas parte da atração. Logo na entrada tem uma parede com um mensagem enorme pintada, e ao entrar e começar a olhar os quadros você pode logo perceber que alguêm rabiscou a parede com um caneta esferográfica. E logo você também percebe que são todas as paredes que tem os tais rabiscos. Os rabiscos tem mensagens bem humoradas sobre os quadros, ou não (as vezes são comentários sobre a "geografia" da parede), e pequenos desenhos, tipo bonecos de palito, com a mesma intenção. Muito divertido, pois depois disso você comessa a pocurar os tais rabiscos. O nome da exposição é "Paisagens romanticas com elementos ausentes".



Igreja de Santa María la Blanca, que antigamente foi sinagoga dos Judeus, que convivíam pacificamente com Musulmães e Cristãos nesta cidade de Toledo, uma das mais cosmopolitas e cultas da Europa na Idade Meia.




Toledo é quase um sonho, se tornando realidade. Depois de anos jogando Dungeons and Dragons e lendo Tolkien. Pude estar em uma cidade medieval de verdade. Toledo é composta pela cidade antiga, que fica em cima de um morro a beira de um rio, ótimo para defender a cidade de invasões. Abaixo do morro e fora do muro, fica a cidade moderna. Saindo do ônibus, em uma praça você logo se sente em outro tempo, mesmo vendo que o mcdonalds está ali. Passei o dia a andar pela cidade e ver as suas inumeras construções de estilo medieval, seus muros e portões.

Após o museu, mais uma vez saimos andando pelas ruas de Madrid. Se tivessemos ficado só andando pelas ruas das cidades aqui, achamos que já teria valido o dinheiro que gastamos. Mas não ficamos só andando, fomos até o palácio real. o palácio tinha a disposição diversos passeios diferentes que custavam cerca de €20,00 se lembramos bem, como eram muito caros e não entramos. Ficamos a olhar o palácio de fora, em frente ao palacio um enorme tapume protegia uma escavação arqueológica dos dedos dos turistas e a catedral, que como muitas coisas que vimos, estava sendo restaurada. Resolvemos ir a catedral então que era de graça. :-) Ao entrar lá ficamos maravilhadas, a grandiosidade da catedral é de tirar o folego. Muito bonito mesmo.

adoramos o passeio!!!!!!!!!!!!!!!!

Daniella e Jaynne!!!!!!!!!!!

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você